Exames e Procedimentos

Oferecemos uma variedade de exames e procedimentos.

Biópsia Prostática

O que é?

É um exame realizado por meio de ultrassom, através do qual são retirados pequenos fragmentos da próstata para envio ao laboratório de anatomia patológica. O resultado é disponibilizado ao paciente aproximadamente 10 dias após o procedimento.

Indicação

A biópsia é indicada sempre que se suspeita de tumor maligno na próstata, seja pela presença de nódulos endurecidos ao toque retal ou por alteração no PSA (exame de sangue).

Como se faz?

O procedimento é realizado por meio de ultrassom transretal. Ao aparelho é acoplado um equipamento que permite a retirada de fragmentos da glândula. Por ser um exame desconfortável, a biópsia é realizada sob anestesia local ou sedação venosa.

Preparo

Para a realização da biópsia prostática é necessário:

  1. Tomar um comprimido de 500mg de Levofloxacina uma vez ao dia durante 3 dias. O antibiótico deve ser iniciado 12hs antes do exame. Caso o seu médico não tenha fornecido a receita, esta deve ser solicitada junto à nossa equipe.
  2. Trazer à clínica seus exames laboratoriais e de imagem.
  3. Iniciar jejum 8 horas antes do exame, inclusive de água.
  4. Tome os seus medicamentos rotineiros no dia do exame.
  5. Caso tome AAS (aspirina) ou outro medicamento anticoagulante (por exemplo: Marevan, Marcoumar, Clopidogrel), é preciso suspendê-los 10 dias antes da biópsia. Isto deve ser feito, entretanto, sob orientação e consentimento do médico que os prescreveu.
  6. Avisar o médico assistente caso tenha alergias ou esteja fazendo uso de medicamentos controlados.
  7. Comparecer, acompanhado, 30 minutos antes do horário previsto para o exame. Não é possível dirigir após o procedimento por pelo menos 12hs.

Orientações para alta após Biópsia de Próstata

Cuidados Pós-Anestésicos

O paciente deve ser acompanhado por um adulto até sua residência e permanecer com ele até a manhã seguinte.

Nas primeiras 12 horas após o ato anestésico, o paciente estará proibido de conduzir veículos, operar máquinas ou instrumentos que exijam atenção e coordenação motora, andar na rua sozinho e assinar documentos importantes sob pena de perda do valor legal.

Em caso de náusea, vômito, febre, dor ou sangramento o paciente deve entrar em contato com o médico assistente ou dirigir-se ao pronto-socorro de seu convênio.

Cuidados Gerais

Alimentação: conforme o hábito.

Atividade física: evitar exercícios extenuantes como musculação, andar a cavalo, jogar tênis e caminhadas em lugares elevados, durante cinco dias. Atividades leves como caminhadas em terrenos planos são permitidas no dia seguinte ao procedimento.

Atividade social: não ter relações sexuais nos 3 dias subsequentes ao exame. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o período de utilização do antibiótico.

Medicação: deverá tomar um comprimido de Levofloxacina 500mg 1 vez ao dia, iniciando 12 horas antes do exame e continuando por mais 2 dias.

Siga orientação médica prestando atenção à dose e aos horários do antibiótico.

Ocorrências

Poderá ocorrer um pequeno sangramento no primeiro jato de urina e presença de sangramento nas fezes, até duas semanas após o procedimento, e no esperma, por até 2 meses. Isso é considerado normal.

Caso ocorra dor na região anal poderá utilizar o analgésico de costume, com exceção do medicamento Aspirina (AAS).

Caso ocorra febre acima de 38° graus e/ou calafrios nos primeiros dias após o procedimento, o paciente deve comunicar-se imediatamente com o médico assistente.