Exames e Procedimentos

Oferecemos uma variedade de exames e procedimentos.

Urodinâmica

O que é?

É um exame que procura simular as fases do ciclo de micção – enchimento e esvaziamento – avaliando o funcionamento do sistema urinário. Para isso, é necessário introduzir uma sonda bem fina na uretra e outra no reto. A primeira permite observar o comportamento da bexiga e a retal registra as pressões que a cavidade abdominal exerce sobre a via urinária aos esforços. O procedimento dura cerca de 30 minutos.

Uma vez fixadas as sondas, a bexiga começa a ser enchida com soro fisiológico a velocidades previamente determinadas e o computador gera um gráfico da atividade vesical. Com este exame é possível identificar se há contrações anômalas, se a sensibilidade e complacência são adequadas, ou se o esfíncter está competente. Tais dados são muito importantes no diagnóstico das disfunções miccionais e na escolha do melhor tratamento.

Indicações

Pacientes com sintomas de distúrbios miccionais, incontinência (perda) urinária, obstrução do trato urinário, bexiga neurogênica, urgência miccional, falência da musculatura da bexiga, entre outros.

Preparo

O paciente deve estar com a bexiga cheia – exame inicia-se com a tentativa de micção voluntária. A presença de infecção urinária é contraindicação à urodinâmica.