Hiperplasia Prostática Benigna

Tratamento

Detalhes

A hiperplasia prostática benigna (HPB), é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Com o envelhecimento, há um aumento progressivo da próstata e, como a urina passa por dentro dela, frequentemente isso leva a dificuldade de esvaziamento da bexiga. Tal aumento não tem qualquer relação com o câncer de próstata!

Felizmente, existem tratamentos eficientes para este problema urinário, inclusive tratamentos não-cirúrgicos.

O que causa a hiperplasia prostática benigna?

A causa exata não é conhecida, mas parece haver uma associação com alterações hormonais que ocorrem com o envelhecimento. Cerca de 70% dos homens acima dos 70 anos sofrem com algum grau de hiperplasia benigna.

Que tipo de sintomas a HPB pode causar?

A próstata é uma glândula que está localizada logo abaixo da bexiga no sistema reprodutivo masculino. Ela envolve uma parte da uretra, que é o canal que carrega a urina da bexiga, através do pênis, para fora. A principal função da próstata é adicionar fluídos ao sêmen, o líquido eliminado na ejaculação, mas o aumento dela pode bloquear a passagem da urina pela uretra, ao mesmo tempo que pressiona a bexiga e aumenta a vontade de urinar.

O mais típico sintoma de quem tem aumento benigno da próstata é a sensação de que o jato urinário está mais fraco. Também são comuns a percepção de que a bexiga não se esvazia adequadamente, a necessidade de se levantar mais vezes para urinar,e o aumento da frequência urinária durante o dia.

Caso problema não for tratado, outras complicações podem ocorrer como infecções urinárias de repetição, perda progressiva da função da bexiga com repercussão negativa para a função renal e piora da qualidade das ereções.

Como tratar a hiperplasia prostática benigna?

Dependendo do tamanho da próstata e da intensidade dos sintomas, este aumento pode ser tratado inicialmente com medicamentos. Outras alternativas são a raspagem da próstata através do canal urinário.

O tecido aumentado pode também ser retirado endoscopicamente com laser ou plasma. Para próstatas muito grandes, as opções são a retirada cirúrgica tradicional ou por via robótica.

Nestes casos, não se retira toda a glândula prostática mas apenas sua porção interna que obstrui o canal urinário, mantendo intacta a estrutura externa. Com isso a recuperação é muito mais rápida que numa cirurgia para câncer, em que toda a próstata precisa ser extraída.

Resseção transuretral de próstata
Tratamento a laser da hiperplasia prostática
Resultados de Exames Agendamento de Consulta